- A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é o terceiro maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão, e é o maior do continente americano.
- As onças têm mandíbulas tão fortes que suas mordidas podem quebrar até mesmo ossos e cascos de tartaruga. A mordida das onças é duas vezes mais poderosa do que a de um leão!
- Como a maioria dos grande felinos, as onças são solitárias e preferem caçar ao entardecer, ou à noite. O cardápio desses animais inclui cerca de 80 espécies, incluindo veados, antas, capivaras, raposas, peixes, sapos e cobras.
- Apesar de temidas, as onças costumam fugir de seres humanos. São raros os relatos de ataques ao homem, e quando eles acontecem, normalmente estão relacionados com a defesa de seus filhotes.
- Em antigas civilizações da América Central e do Sul, a onça-pintada é considerada um símbolo de força. Os astecas, por exemplo, nomearam uma classe de guerreiros de elite como “Cavaleiros Jaguar”.
- As onças estão sendo extintas em muitas regiões devido à perda de habitat em florestas tropicais da América do Sul e da caça pela sua pele.
- Quem vê as poderosas onças adultas dificilmente consegue imaginar que os filhotes nascem cegos e indefesos. Eles precisam ficar perto da mãe por cerca de dois anos aprendendo a caçar.
- As onças-pintadas eram encontradas no oeste e sul dos Estados Unidos, incluindo Texas, Califórnia, Arizona e Novo México. Entretanto, o felino foi rapidamente eliminado do país, e muito poucas aparições foram registradas desde os anos 1960.
- O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”.
- A onça segue uma dieta adorada pela maioria dos grandes felinos, conhecida como “feast or famine” (banquete ou fome). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar até 20 kg de carne em um único dia.
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
10 curiosidades sobre onças
28 CURIOSIDADES SOBRE CHIMPANZÉS E OUTROS PRIMATAS
A ordem dos primatas inclui os lêmures, os macacos e os seres humanos. Com exceção dos humanos, que ocupam praticamente todo o planeta, além de uma ou outra espécie de macaco, os primatas vivem em regiões tropicais. São também animais arborícolas, ou seja, passam a maior do tempo em árvores (humanos e babuínos são excessões). Eles possuem mãos que manuseiam objetos e ajudam a subir em árvores. Outro detalhe é que possuem cérebro grande em comparação com o restante do corpo.
A maioria dos primatas vive em regiões tropicais e floresta úmidas. Uma das exceções é o babuíno, que vive nas terras mais áridas da África e da Península Arábica.
O mais antigo de todos os primatas é o orangotango. Acredita-se que os ancestrais desse animal tenham surgido há mais de 12 milhões de anos. Os chimpanzés e os bonobos apareceram há pouco tempo: “apenas” 2 milhões de anos.
O menor primata do mundo é o társio-das-Filipinas, um animalzinho com apenas 9 centímetros de comprimento e com 200 gramas de peso. Ele é menor do que um sagui.
O menor primata do Brasil é o sagui-leãozinho, uma espécie com 15 centímetros de comprimento e cerca de 130 gramas de peso. Acredite se quiser, mas ele parece um macaquinho do tamanho de um dedo.
O maior primata é o gorila, uma espécie encontrada nas selvas africanas. Um macho adulto pode alcançar os 2 metros de altura quando de pé e pesar 250 quilos.
Os lêmures são primatas encontrados exclusivamente na ilha de Madagáscar, na África. Não é à toa que são os principais coadjuvantes do desenho animado Madagascar.
O maior lêmure é o indri, que mede cerca de 70 centímetros de comprimento e pesa 10 quilos.
Você sabia que existe uma espécie de lêmure capaz de comer qualquer animal venenoso sem que o veneno faça mal para ele?
Existem quase 50 espécies de primatas no continente africano. O maior é o gorila, que, como vimos, podem medir quase 2 metros de altura.
Os mico-leões são animais territorialistas e podem defender a sua área em brigas mortais com outros grupos.
Formado por até 20 indivíduos, os grupos de mico-leões são liderados por um macho dominante. É ele o reprodutor. Também é ele quem defende o território, mantendo vigilância constante contra predadores e micos de outros grupos.
O bugio, um macaco comum no Brasil, emite um ronco tão alto que pode ser ouvido a quilômetros de distância. Ele é considerado um dos animais mais barulhentos do planeta.
O maior macaco do Brasil (e também das Américas, cabe aqui frisar) é o muriqui, também conhecido como monocarvoeiro. Encontrado somente na Mata Atlântica, o muriqui mede cerca 0,70 metros. Ele possui uma calda longa que dá a impressão de ser ainda maior.
Os muriquis são primatas pacíficos, que costumam fazer demonstrações de afeto com os membros do seu grupo. Não é sem motivos que são chamados pelos índios de “povo manso da floresta”.
Os muriquis costumam fazer pontes com os próprios corpos para ajudar os filhotes a atravessarem de uma árvore para outra.
Os orangotangos são extremamente territorialistas. Para avisar outros animais de que é o verdadeiro dono do pedaço, o orangotango macho dá um grito estrondoso.
Um dos primatas mais utilizados em pesquisas científicas é o macaco rhesus. O fator Rh do sangue foi descoberto através de pesquisas com esse tipo de animal.
Assim como os chimpanzés e os bonobos, os gorilas são primatas bastante inteligentes. Eles são capazes de utilizar ferramentes para determinar a profundidade da água de um rio, por exemplo, e aprender a linguagem de sinais dos humanos.
Os primatas mais parecidos com os seres humanos são o orangotango, o bonobo e o chimpanzé. Existem divergências a respeito, mas alguns cientistas creem que as semelhanças genéticas entre chimpanzés e humanos podem passar de 99%.
O animal com código genético mais parecido com o homem é o chimpanzé (99,4% do DNA humano é idêntico ao do chimpanzé). Graças a essa semelhança, ele é o primata mais inteligente.
Chimpanzés não são absolutamente vegetarianos. Eles também se alimentam de carne, às vezes, de outros primatas.
O cio da fêmea do chimpanzé dura 34 dias. Nesse período, ela transa cerca de mil vezes. Detalhe: com vários machos.
Se existisse um prêmio para o primata mais tarado do mundo, os bonobos seriam sérios concorrentes. Eles fazem sexo o tempo todo. Fazem sexo entre adulto e jovens, fêmeas e fêmeas, machos e machos, machos e fêmeas, sexo grupal etc. Outro detalhe é que o bonobo é um dos animais que atingem o clima mais rápido: apenas 15 segundos.
Seres humanos são animais essencialmente bípedes. Enquanto os demais primatas utilizam as mãos para se apoiar no solo ou se equilibrar em árvores, o homem utiliza principalmente para manipular ferramentas.
A maior diferença entre os humanos e os demais primatas é que o primeiro é capaz de sobreviver em qualquer ambiente. Os seres humanos habitam os polos, os desertos, as floresta e as montanhas, independente de serem frios ou quentes.
A espécie humana é a única a consumir leite durante toda a vida e também a única a tomar leite de outro animal.
Outro animal? É melhor repensar o tópico acima. Na verdade, os seres humanos consomem leite das fêmeas de diversas espécies: vacas, éguas, cabras, ovelhas, búfalas, iaques, lhamas e camelas.
Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/28-curiosidades-sobre-os-chimpanzes-e-a-ordem-dos-primatas/
10 curiosidades sobre leões
1. Um leão macho pode pesar entre 150 e 250 quilos e medir entre 2,60 e 3,30 metros de comprimento. Já o peso de uma fêmea varia de 120 a 190 quilos, e ela pode medir entre 2,40 e 2,70 metros.
2. São muito velozes em pequenas distâncias, chegando a atingir 50 quilômetros por hora.
3. Seus dentes caninos medem até 6 centímetros, e sua cauda pode ter 1 metro de comprimento.
4. A juba do leão tem até 24 centímetros de comprimento, e ela costuma escurecer com o passar dos anos.
5. O rugido de um leão pode ser ouvido a 9 quilômetros de distância. Por isso, ele é considerado o "Rei da Selva".
6. A gestação de uma leoa leva de 100 a 119 dias. Normalmente, a ninhada é composta por dois ou três filhotes, podendo chegar a seis.
7. São os únicos felinos sociáveis, ou seja, que vivem em bandos.
8. Por causa de uma anomalia genética, podem existir leões brancos. Eles não são albinos e, por isso, não apresentam qualquer sensibilidade ao sol. Sua cor, no entanto, faz deles uma presa fácil nas savanas, já que não conseguem se camuflar. Seus olhos são azuis ou dourados. São encontrados livres na reserva de Timbavati, na África do Sul, onde são considerados sagrados por algumas tribos. Em alguns zoológicos, cruzam-se leões com a anomalia para nascerem mais filhotes brancos.
9. Um leão é capaz de comer até 30 quilos de carne de uma só vez. Por dia, um macho precisa de 7 quilos de carne, e uma fêmea, de 5 quilos.
10. Normalmente a missão da caça é da fêmea. Os machos também caçam, mas, por causa do calor proporcioando pela juba, ele logo se cansa. Além disso, por serem grandes, são pouco habilidosos.
Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/2010/1/leao.html
10 curiosidades sobre galinhas
1. Galinha é o nome popular da ave Gallus gallus.
2. É um dos animais mais domesticados do mundo. Acredita-se que o costume tenha começado na Ásia, mais precisamente na Índia, há cerca de 4 mil anos.
3. O ovo da galinha é uma excelente fonte de proteínas, ferro e vitaminas B, E, B12.
4. Quando se alimenta, a galinha ingere junto com a comida pequenas pedras e terra. Isso ajuda na digestão do animal. As pedras servem para ajudar a moela da ave a triturar o alimento.
5. Devido à sua evolução, já que não precisam mais fugir de predadores e seu alimento é encontrado no chão, as galinhas perderam a habilidade de voar. Mesmo assim, elas podem percorrer pequenas distâncias batendo suas asas e atingir até 10 metros de altura em breves investidas.
6. Nas aves o maior osso do esqueleto é a tíbia. Nos mamíferos, é o fêmur.
7. A galinha demora cerca de 24 horas para fazer um ovo.
8. A cor do ovo é determinada pela raça da galinha. Por isso existem ovos branco, bege e bege escuro.
9. Ao cantar, o galo avisa ao galinheiro que continua vivo e no comando e assusta possíveis desafiantes. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (EUA), divulgaram em 10 de dezembro de 2004 que 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Isto indica que as espécies tiveram um ancestral comum.
10. 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja, isso indica que tivemos um ancestral comum.
Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/1980/1/galinha.html
10 curiosidades sobre vacas
1. Uma vaca pode viver cerca de 15 anos e pesar até 700 quilos.
2. Ela produz em média 30 litros de leite por dia.
3. São animais ruminantes, ou seja, ingerem o alimento em duas fases. Primeiro, engolem sem mastigar. A comida cai em uma das duas cavidades de seu estômago, onde fica por algumas horas. Depois, volta para boca em um processo de regurgitação. O bicho então mastiga e engole novamente. Só então ocorre a digestão.
4. Em 2005, existiam cerca de 1,2 bilhão de cabeças de gado bovino em todo o mundo.
5. Na Índia, as vacas são consideradas animais sagrados. Por isso, podem passear livremente pelas cidades. Manadas inteiras chegam a invadir a área urbana e comer legumes e frutas vendidos nas ruas sem serem incomodados.
6. O primeiro caso da doença da vaca louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina) foi registrado no Reino Unido em 1986. Consiste em uma enfermidade que provoca lesões no cérebro do animal, que perde gradativamente a coordenação motora e fica com aspecto de maluco. Ela é transmitida ao ser humano por meio do consumo de carne bovina contaminada. Nos homens, causa os mesmos problemas: degeneração cerebral, seguida de desequilíbrio, movimentos descoordenados e ansiedade.
7. Em 2005, o jornal Novye Izvestia anunciou que os criadores de gado de uma região da Rússia iriam alimentar os animais com maconha durante o inverno. Eles resolveram tomar essa atitude depois que os campos de girassóis e milho, produtos usados como ração bovina, tiveram que ser destruídos.
8. A mostra Cow Parade - O Circuito das Vacas chegou a São Paulo (SP) em setembro de 2005. Foi uma exposição com 150 vacas de fibra em tamanho natural idealizadas por importantes artistas plásticos, como Guto Lacaz e Antônio Peticov. Os "animais", vendidos no final do evento, foram espalhados pelas ruas da cidade. A Fundação Abrinq foi escolhida para receber o dinheiro arrecadado pela intervenção, que já esteve em diversos países.
9. Vacas matam mais humanos do que os tubarões. Cerca de 10 pessoas são mortas todos os anos por tubarões, enquanto 100 morrem pisoteadas por vacas.
10. No estado norte-americano de Nebraska, há mais vacas do que seres humanos.
Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/2006/1/vaca.html
23 CURIOSOS TÓPICOS SOBRE O PORCO
Os porcos domésticos e os javalis pertencem à mesma espécie, a Sus scrofa (o porco é conhecido como Sus scrofa domesticus). Todos os porcos são descendentes de javalis eurasiáticos domesticados.
Acredita-se que os porcos tenham sido domesticados mais ou menos na mesma época que os cães, entre 10 e 12 mil anos atrás.
Não é que os porcos gostem de sujeira, eles apenas consideram a lama útil para diminuir a temperatura corporal. Se os chiqueiros são imundos, a culpa é dos humanos que não cuidam deles.
Porcos não transpiram!
Porcos preferem temperatura ambiente entre 16º C e 20º C. Acima disso, o clima já é considerado muito quente pelo animal (e é aí que ele recorre à lama).
Porcos sempre defecam no mesmo lugar. E veja que interessante: eles costumam defecar em ambientes afastados dos alimentos.
Os porcos domésticos preferem viver em grupos de até 30 indivíduos. Em grupos maiores, eles formam gangues, vamos assim dizer, que agridem umas às outras.
http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2013/09/23-curiosos-topicos-sobre-o-porco.html
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Curiosidades sobre Coalas
Assim como os cangurus, os coalas são marsupiais. O filhote permanece na bolsa na mãe – normalmente agarrado às mamas – até os cinco meses de idade, quando começa a se aventurar no mundo exterior.
Quando nasce, o coala arrasta-se até o marsúpio – uma bolsa comum nas fêmeas dos marsupiais –, onde permanece junto à mama. Detalhe: ele tem apenas 20 milímetros de comprimento e 0,5 gramas de peso no momento em que executa essa tarefa.
O pequeno coala permanece com a mãe até 1 ano de idade, quando a fêmea começa a procurar território próprio e o macho é expulso do grupo.
Quando já estão crescidos o suficiente para se alimentarem sozinhos, os coalas devem adquirir uma bactéria que ajuda na digestão do eucalipto. E como ele faz isso? De modo mais simples (e nojento) possível: comendo o vômito e as fezes da mãe.
Coalas não bebem água. Eles tiram todo o líquido de que precisam para sobreviver do sumo das folhas do eucalipto, o seu alimento predileto. Aliás, na língua aborígene local, coala significa “animal que não bebe”.
Um coala come, em média, um quilo de folhas e brotos de eucalipto por dia. Como a sua dieta é baseada apenas nessa planta, ele acaba adquirindo o cheiro do óleo de eucalipto.
O mamífero com a digestão mais lenta é o coala. Para digerir as folhas de eucalipto que consome, ele leva de 140 a 200 horas. Por falar em lentidão, você sabia que o coala passa a maior parte do seu tempo dormindo?
Existem diversas espécies de animais em que os machos possuem dois pênis. Uma delas é o coala. O detalhe interessante é que a fêmea possui duas vaginas.
Você sabia que os coalas tem impressões digitais?
Existem provavelmente 100 mil coalas na natureza. Eles, no entanto, correram sério risco de extinção devido à caça excessiva. A sua pele era bastante visada pela indústria de casacos.
O principal predador do coala é o dingo, um cão selvagem típico da Austrália. Como os coalas reagem com violência ao ataque, os dingos preferem capturar indivíduos velhos e doentes.
Um dos maiores perigos para o coala são os incêndios florestais. Comuns na Austrália – país onde os coalas são endêmicos –, os incêndios destroem gigantescas áreas de florestas nativas durante o verão.
Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/12-pequenas-curiosidades-sobre-o-coala/
sábado, 12 de dezembro de 2015
COELHOS
Conhecendo nossos amigos coelhos
Muitas famílias possuem um coelho como animal de estimação. Eles são uma boa opção para quem não tem muito espaço em casa ou tem pouco tempo para se dedicar a um animal de estimação.
É por isso que queremos que você saiba um pouco mais sobre eles e do que precisam para viver bem.
As crianças adoram ter coelhos como animais de estimação. Eles são muito carinhosos e divertidos, e também gostam de carinho e mimos. Podem ser também muito teimosos e se não quiserem fazer alguma coisa, é melhor deixá-los à vontade.
Tome cuidado para não fazer muito barulho, porque eles se assustam facilmente. Com esse artigo, vamos compartilhar com vocês, dez curiosidades sobre os coelhos.
10 curiosidades sobre os coelhos
Eles não são roedores
Ao contrário do que todos pensam, os coelhos não são roedores. São mamíferos e herbívoros; por isso sua dieta deve incluir legumes e fibras, como o feno ou grama.
Os coelhos ronronam
Você sabia que os coelhos ronronam como os gatos? Se o seu coelho ronrona ou range os dentes, é um sinal de que está feliz e precisa ser acariciado. É um momento muito carinhoso.
Viram de barriga para cima
Os coelhos são como os cães. Viram de barriga para cima para que você possa acariciá-lo. Esse é um sinal de confiança.
Seus dentes não param de crescer
As unhas e os dentes dos coelhos não param de crescer. Eles precisam de um brinquedo de madeira para roer. Devemos estar sempre atentos aos seus dentes; se eles não se desgastarem, podem vir a ter problemas e até parar de comer. Quanto às suas unhas, elas devem ser cortadas a cada seis meses.
Referencia: http://meusanimais.com.br/10-curiosidades-sobre-nossos-amigos-coelhos/
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Esquilos
Você sabia que o esquilo pode prever tempestades?
E sabia que os filhotes de esquilo nascem cegos e levam 9 dias para poder enxergar?
O esquilo é um pequeno mamífero roedor de corpo esticado que mede mais de 25 cm de comprimento. A cauda é comprida com 22cm, e é bem peluda. Ele pesa aproximadamente 250g.
A cor muda de um para outro, ela muda com o clima e com as estações do ano.
No inverno o pêlo é acastanhado com reflexos ruivos,misturado de cinzento no dorso ou na cabeça. A barriga é branca. Tem a audição e oufato muito fortes.
Ele vive geralmente em florestas, é um animal muito rápido, salta de ramo em ramo de árvores com muita facilidade. É também conhecido por ser um mamífero esperto. É um animal muito comum na Europa, embora viva também em outros continentes.
Como nos desenhos ele se alimenta de frutos, preferindo nozes e pinhões, pois quando a comida é de muita ele guarda em buracos das árvores sob as pedras ou em buracos que ele mesmo escava. Esses alimentos são guardados para quando o alimento é raro e ele possa se alimentar, principalmente no Inverno.
Durante o tempo quente (durante o dia) dorme e só sai da toca de madrugada e ao entardecer.
Pressente as mudanças de tempo, ele fica muito inquieto e emitindo um assobio característico que só emite quando esta agitado.
Reproduz-se duas vezes por ano, a primeira em Março e a segunda em Junho,pode ter na primeira ninhada 2 á 7 filhotinhos e na segunda menos filhotinhos.Os filhotinhos nascem cegos e assim permanecem 9 dias.
A fêmea cuida dos filhotinhos com muito cuidado amor e carinho. Pra construírem os seus ninhos usam os mesmos materiais do que as aves,sendo seu interior cheio de musgos.
Os seus predadores ou seja animais que os comem são raposas,aves de rapina as martas. Às duas primeiras escapa bem facilmente,escondendo-se em buracos onde aqueles não podem entrar.
domingo, 6 de dezembro de 2015
Anta
A anta brasileira (Tapirus terrestris) é um mamífero terrestre da família Tapiridae. Trata-se do maior mamífero da América do Sul. Geralmente as fêmeas são maiores, medindo até 2 m de comprimento, 1 m de altura e pesando até 300 kg.
O corpo da anta brasileira tem o formato parecido com a dos porcos, porém têm um tom de pele mais acinzentado. Seus pêlos são curtos e macios e não cobrem o corpo inteiro. Seus pés traseiros têm 3 dedos, enquanto os dianteiros apresentam um quarto dedo, um pouco reduzido. Sua cauda é fina e curta. No lugar dos lábios superiores, as antas apresentam uma pequena tromba, de até 17 cm, preênsil e flexível. Na tromba existem pêlos sensíveis à umidade e a cheiro.
Existem 4 espécies de anta: a Tapirus terrestris (Anta-brasileira), a Tapirus pinchaque (Anta-andina) e a Tapirus bairdii (Anta-de-Baird) habitam em diversos países da América do Sul, enquanto aTapirus indicus (Anta-malaia), é encontrada em Sumatra, Laos, Myanmar, Tailândia, Malásia peninsular, e Vietnã.
A anta brasileira, aqui descrita, na verdade é encontrada em toda a América do Sul, exceto no Chile e no Uruguai. No Brasil, são mais encontradas nas áreas próximas aos rios Paraná e Paraguai, na bacia do rio da Prata e na bacia do rio Amazonas. As antas sempre estão próximas aos rios por que é neles que ela prefere se esconder de predadores. É uma ótima nadadora.
As antas têm hábitos noturnos, permanecendo escondida na floresta durante a noite. São animais herbívoros, alimentando-se de frutas, folhas, grama, ramos, brotos, caules, cascas de árvores e plantas aquáticas.
Eventualmente pastam em plantações de arroz, cana-de-açúcar, milho, entre outras. As antas costumam demarcar seu território graças a uma glândula facial que libera um odor típico por onde ela passa. Os machos da espécie demarcam seu território urinando sempre nos mesmos lugares. Além disso, emitem estalidos, assobios e bufos em diferentes situações.
Esses animais são solitários, formando casais somente na época da reprodução. Nessa época, os machos emitem estridentes assobios para atrair as fêmeas. O casal pode copular dentro ou fora da água. Logo após, o casal se separa.
A gestação dura entre 390 e 400 dias, nascendo um filhote a cada gestação, salvo raras exceções. Ao nascer, os filhotes são rajados de branco e marrom, coloração que permanece por 5 meses. Enquanto a mãe produzir leite o filhote é amamentado. Adquire a mesma aparência dos adultos por volta de um ano e meio.
Os predadores das antas são as sucuris e as onças, além do homem, que a caça pela sua carne muito apreciada. A anta é um animal pacífico, tímido, e indefeso em relação ao homem. Não existem informações precisas sobre a expectativa de vida das antas em seu habitat natural, embora em cativeiro ela chegue aos 35 anos.
Referencia: http://www.infoescola.com/mamiferos/anta-brasileira/
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
- · Esqueleto interno: sustenta o corpo;
- Protege os órgãos;
- Serve como ponto de apoio para os músculos;
- · Esqueleto vertebral: formado por pequenos ossos articulados;
- As vertebras: ajudam a sustentar o corpo;
- Protegem a medula espinhal.
PEIXE
- · Possuem mandíbula;
- · Respiração: por brânquias;
- · Coração é dividido em 2 cavidades: 1 átrio e 1 ventrículos;
- · Possuem opérculo;
- · Excreção: feita por um par de rins;
- · Reprodução: ovíparos: embrião se desenvolve fora do corpo;
- Ovovivíparos: se desenvolve dentro do corpo da mãe;
- Vivíparos: o embrião se desenvolve dentro do útero.
- · Linha lateral: capta vibrações na água e indica presença de outros animais;
- · Bexiga natatória: bolsa que armazena gás e ajuda o peixe a flutuar;
Classificação:
ESTRUTURA
|
PEIXE ÓSSEO
|
PEIXE CARTILAGINOSO
|
Esqueleto
|
Ósseo
|
Cartilaginoso
|
Brânquias
|
Com opérculo
|
Sem opérculo
|
Boca
|
Anterior
|
Ventral
|
Intestino
|
Termina em anus
|
Termina em cloaca
|
Bexiga natatória
|
Presente
|
Ausente
|
Exemplo
|
Lambari, dourado
|
Tubarão, raia
|
ANFÍBIOS
- · São ectotérmicos;
- · São ovíparos;
- · A fecundação é externa na água;
- · Pele lisa: respiração e proteção;
- · Membros locomotores para saltar;
- · Alguns rastejam;
- · Possuem discos adesivos nos dedos;
- · Sofrem metamorfose;
- · Coaxar (canto nupcial);
- · Respiração: girinos: brânquias;
- Adultos: pele/pulmão;
- · Coração dividido em 3 cavidades: 2 átrios e 1 ventrículo ;
·
CLASSIFICACÃO:
ANUROS: sem cauda. Ex: sapo, rã;
URODELOS: com cauda. Ex: salamandra;
APODES: não possuem patas. Ex: cobra
cega.
RÉPTEIS
- · São ectotérmicos:
- · Pele coberta de placas ósseas ou escamas;
- · Respiração: pulmonar;
- · Coração dividido em 2 cavidades: 1 átrio e 1 ventrículo, jacaré 2A e 1V;
- · Esqueleto com coluna vertebral;
- · Alguns tem patas em forma de nadadeiras;
- · São ovíparos ou vivíparos;
- · Os répteis abandonam os filhotes;
- · Os repteis se locomovem arrastando o ventre no chão;
·
CLASSIFICAÇÃO:
QUELÔNIOS
|
Ex: tartaruga, jabutis.
|
ESCAMADOS
|
Ex: serpente, lagarto e lagartixa.
|
CROCODILIANOS
|
Ex: crocodilo e jacaré.
|
AVES
·
Maioria adaptada para voar;
·
São endotérmicos;
·
Corpo coberto de penas;
·
GLÂNDULA
URUPIGIANA: produz gordura, a ave espalha sobre penas com
o bico;
·
Para cada função existe um bico especial;
·
Ossos pneumáticos;
·
Possuem cloaca;
·
Respiração: pulmonar;
·
Fecundação interna;
·
Sacos aéreos: se localizam perto dos pulmões,
e servem para acumular o ar inspirado;
·
Adaptações para voo: não possuem dentes e
bexiga, seus ossos possuem cavidades, diminuindo o peso e facilitando o voo;
·
Não possuem bexiga, por isso eliminam uma
urina pastosa que sai como fezes pela cloaca;
·
Coração dividido em 4 cavidades: 2 átrios e 2
ventrículos;
·
Exemplo:
galinha, canário.
MAMÍFEROS
- · Possuem glândulas mamaria sudorípara (elimina suor para controlar a temperatura do corpo) e sebácea (produz gordura);
- · São endotérmicos ou homeotérmicos;
- · Presença de pelos no corpo;
- · Respiração: pulmonar;
- · Circulação: 2 átrios e 2 ventrículos;
- · Reprodução: sexuada;
- · Fecundação interna dentro do corpo;
- · Ovíparos ou vivíparos;
- · Alimentação: carnívoros, herbívoros, insetívoros, onívoros;
- · Alguns são ruminantes (o alimento é engolido sem ser mastigado e volta do estomago para a boca, para ser mastigado depois);
- · Possuem órgãos do sentido: visão, olfato, tato, paladar e audição;
·
Classificação:
Ordem:
|
Exemplo:
|
Monotremados
|
Ornitorrinco e equidna
|
Massupia
|
Canguru, coala, gamba
|
Insetívoros
|
Toupeira, ouriço
|
Carnívoros
|
Cão, gato, leão
|
Roedores
|
Esquilo, capivara, rato
|
Logomorfos
|
Coelho, lebre
|
Primatas
|
Macaco, gorila, humanos
|
Quirópteros
|
Morcego
|
Xenartros
|
Preguiça, tatu, tartaruga
|
Cetáceos
|
Golfinho e baleia
|
Sirênios
|
Peixe boi
|
Proboscídeos
|
Elefante
|
Perissodáctilos
|
Cavalo, zebra
|
Artiodátilos
|
Vaca, gamba, girafa
|
Assinar:
Postagens (Atom)