terça-feira, 22 de dezembro de 2015

28 CURIOSIDADES SOBRE CHIMPANZÉS E OUTROS PRIMATAS


Primatas
A ordem dos primatas inclui os lêmures, os macacos e os seres humanos. Com exceção dos humanos, que ocupam praticamente todo o planeta, além de uma ou outra espécie de macaco, os primatas vivem em regiões tropicais. São também animais arborícolas, ou seja, passam a maior do tempo em árvores (humanos e babuínos são excessões). Eles possuem mãos que manuseiam objetos e ajudam a subir em árvores. Outro detalhe é que possuem cérebro grande em comparação com o restante do corpo.
A maioria dos primatas vive em regiões tropicais e floresta úmidas. Uma das exceções é o babuíno, que vive nas terras mais áridas da África e da Península Arábica.
O mais antigo de todos os primatas é o orangotango. Acredita-se que os ancestrais desse animal tenham surgido há mais de 12 milhões de anos. Os chimpanzés e os bonobos apareceram há pouco tempo: “apenas” 2 milhões de anos.
O menor primata do mundo é o társio-das-Filipinas, um animalzinho com apenas 9 centímetros de comprimento e com 200 gramas de peso. Ele é menor do que um sagui.
O menor primata do Brasil é o sagui-leãozinho, uma espécie com 15 centímetros de comprimento e cerca de 130 gramas de peso. Acredite se quiser, mas ele parece um macaquinho do tamanho de um dedo.
O maior primata é o gorila, uma espécie encontrada nas selvas africanas. Um macho adulto pode alcançar os 2 metros de altura quando de pé e pesar 250 quilos.
Os lêmures são primatas encontrados exclusivamente na ilha de Madagáscar, na África. Não é à toa que são os principais coadjuvantes do desenho animado Madagascar.
O maior lêmure é o indri, que mede cerca de 70 centímetros de comprimento e pesa 10 quilos.
Você sabia que existe uma espécie de lêmure capaz de comer qualquer animal venenoso sem que o veneno faça mal para ele?
Existem quase 50 espécies de primatas no continente africano. O maior é o gorila, que, como vimos, podem medir quase 2 metros de altura.
Os mico-leões são animais territorialistas e podem defender a sua área em brigas mortais com outros grupos.
Formado por até 20 indivíduos, os grupos de mico-leões são liderados por um macho dominante. É ele o reprodutor. Também é ele quem defende o território, mantendo vigilância constante contra predadores e micos de outros grupos.
O bugio, um macaco comum no Brasil, emite um ronco tão alto que pode ser ouvido a quilômetros de distância. Ele é considerado um dos animais mais barulhentos do planeta.
O maior macaco do Brasil (e também das Américas, cabe aqui frisar) é o muriqui, também conhecido como monocarvoeiro. Encontrado somente na Mata Atlântica, o muriqui mede cerca 0,70 metros. Ele possui uma calda longa que dá a impressão de ser ainda maior.
Os muriquis são primatas pacíficos, que costumam fazer demonstrações de afeto com os membros do seu grupo. Não é sem motivos que são chamados pelos índios de “povo manso da floresta”.
Os muriquis costumam fazer pontes com os próprios corpos para ajudar os filhotes a atravessarem de uma árvore para outra.
Os orangotangos são extremamente territorialistas. Para avisar outros animais de que é o verdadeiro dono do pedaço, o orangotango macho dá um grito estrondoso.
Um dos primatas mais utilizados em pesquisas científicas é o macaco rhesus. O fator Rh do sangue foi descoberto através de pesquisas com esse tipo de animal.
Assim como os chimpanzés e os bonobos, os gorilas são primatas bastante inteligentes. Eles são capazes de utilizar ferramentes para determinar a profundidade da água de um rio, por exemplo, e aprender a linguagem de sinais dos humanos.
Os primatas mais parecidos com os seres humanos são o orangotango, o bonobo e o chimpanzé. Existem divergências a respeito, mas alguns cientistas creem que as semelhanças genéticas entre chimpanzés e humanos podem passar de 99%.
O animal com código genético mais parecido com o homem é o chimpanzé (99,4% do DNA humano é idêntico ao do chimpanzé). Graças a essa semelhança, ele é o primata mais inteligente.
Chimpanzés não são absolutamente vegetarianos. Eles também se alimentam de carne, às vezes, de outros primatas.
O cio da fêmea do chimpanzé dura 34 dias. Nesse período, ela transa cerca de mil vezes. Detalhe: com vários machos.
Se existisse um prêmio para o primata mais tarado do mundo, os bonobos seriam sérios concorrentes. Eles fazem sexo o tempo todo. Fazem sexo entre adulto e jovens, fêmeas e fêmeas, machos e machos, machos e fêmeas, sexo grupal etc. Outro detalhe é que o bonobo é um dos animais que atingem o clima mais rápido: apenas 15 segundos.
Seres humanos são animais essencialmente bípedes. Enquanto os demais primatas utilizam as mãos para se apoiar no solo ou se equilibrar em árvores, o homem utiliza principalmente para manipular ferramentas.
A maior diferença entre os humanos e os demais primatas é que o primeiro é capaz de sobreviver em qualquer ambiente. Os seres humanos habitam os polos, os desertos, as floresta e as montanhas, independente de serem frios ou quentes.
A espécie humana é a única a consumir leite durante toda a vida e também a única a tomar leite de outro animal.
Outro animal? É melhor repensar o tópico acima. Na verdade, os seres humanos consomem leite das fêmeas de diversas espécies: vacas, éguas, cabras, ovelhas, búfalas, iaques, lhamas e camelas.
Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/28-curiosidades-sobre-os-chimpanzes-e-a-ordem-dos-primatas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário