sábado, 28 de novembro de 2015

Tartarugas

As tartarugas podem ser aquáticas ou semi-aquáticas. As usadas em aquários são as chamadas tigres d’água. São répteis lentos, mas podem até interagir com as pessoas: as tartarugas de aquário gostam de ser acariciadas na cabeça e até comer na mão, basta para isso oferecer boas condições de vida  a elas, como alimentação e um habitat adequado. São bastante inteligentes e prestam atenção a tudo que se move, bem como são capazes de lidar com muitas mudanças em seu ambiente. As tartarugas podem viver de 30 à 40 anos, podendo em algumas espécies chegar a 100 anos! Por isso, ao pensar em adquirir uma tartaruga, devemos estar cientes da responsabilidade que iremos assumir. As tartarugas aquáticas são animais de estimação gratificantes, assim como os peixes tropicais. Existem mais de 250 espécies de tartarugas no mundo todo, sendo 33 espécies encontradas em território brasileiro.

Reprodução: Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Nós podemos identificar se o animal é macho ou fêmea pelo formato do plastrão, que nada mais é do que o nome dado à região inferior do seu casco. Porém, essa identificação do sexo do animal difere de espécie para espécie. As fêmeas desovam entre 10 a 18 ovos por postura, que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação. O acasalamento é de Julho a Agosto e a desova, de Setembro a Dezembro. A maioria das espécies de tartarugas  apresentam diferenças entre macho e fêmea após alguns anos de vida.

Alimentação: As tartarugas tigres d’água são répteis onívoros: no seu habitat natural comem de plantas aquáticas a pequenos invertebrados, peixes e anfíbios. Já em aquários existem rações específicas a base de pequenos crustáceos, carne de peixe e carne moída. Estas últimas podem inclusive serem oferecidas para suplementar as necessidades de proteína, em especial nos indivíduos jovens.


Referência: http://peixeseaquarios.com.br/tartaruga-de-aquario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário